Cuidados com o sol: dicas de beleza essenciais para o verão
15 de janeiro de 2019 | Beleza e Perfumaria

Cuidados com o sol: dicas de beleza essenciais para o verão

Você provavelmente sabe que o sol é um inimigo da pele. Além de provocar queimaduras quando você não usa filtro solar, os raios solares podem causar rugas, manchas, envelhecimento precoce e até mesmo câncer. Portanto, cuidados com o sol são essenciais não apenas pela beleza, mas também pela saúde.

Com a chegada do verão, a proteção deve vir em dobro. Neste post, você confere dicas de cuidados com o sol no seu dia a dia. Veja!

Cuidados com o sol: dicas essenciais de beleza e saúde

Cabelos, pele, alimentação… Para passarmos um verão com saúde e beleza, temos que nos preocupar com várias áreas e aspectos de nossa rotina e vida. Confira os cuidados essenciais para o verão.

Pele

A pele é o maior órgão do corpo e, durante o verão, é o que mais pede a sua atenção. A proteção solar é fundamental, portanto não deixe de usar um filtro com FPS 30 durante o dia. Passe o produto pelo corpo todo, incluindo orelhas, mãos, pescoço e pés. A proteção costuma ser de duas horas, mas pode diminuir com a transpiração excessiva e o contato com a água.

O sol é importante para a sintetização de vitamina D no organismo, mas como aproveitar seus benefícios sem sofrer as consequências da exposição solar? É só aproveitar o sol de antes das 10h e de depois das 16h. Nesse horário, caso precise ir à rua ou queira aproveitar os dias de praia, use o protetor e repasse-o a cada duas horas.

Ah, não se engane: o protetor solar deve ser usado todos os dias, inclusive nos nublados. Isso porque a maior parte dos raios solares atravessa as nuvens e atinge a nossa pele. Além disso, os raios UVA, responsáveis pelo envelhecimento cutâneo, estão presentes durante o ano todo.

Outro detalhe importante é a hidratação. Além da ingestão de muita água (lembre-se de que o mínimo é de 2L), não deixe de usar um hidratante diariamente. Não gosta daquela sensação grudenta do produto? Fique tranquila, hoje há muitas opções no mercado de toque seco, ideais para peles oleosas.

A loção pós-sol também é ótima para os dias em que você se esqueceu do filtro solar. Ela dá uma sensação de frescor e alivia a pele queimada.

Não se esqueça também de usar sabonetes adequado para o corpo e, principalmente, para o rosto, que ajudam a evitar a acne solar.

>>> Conheça os 5 Produtos básicos para os cuidados da pele do rosto de toda mulher.

mulher de biquini sentada na areia

Cabelos

Seus cabelos também merecem cuidados com o sol. Além dos raios, a água do mar e da piscina também resseca os fios. Veja algumas dicas para manter as madeixas lindas durante as altas temperaturas.

  • Para tirar o sal da água dos seus fios, dê uma enxaguada logo depois de sair do mar ou da piscina.
  • O suor excessivo pode desencadear problemas como seborreia e caspa. Portanto, lave o couro cabeludo regularmente.
  • No verão, vento, sol, água do mar e da piscina agridem muito mais os cabelos. Dê um tempo na química para manter a saúde dos fios.
  • Seus cabelos também merecem proteção solar! Use cremes ou leave-ins que tenham filtro UVA e UVB.
  • Prender o cabelo ainda úmido pode arrebentar os fios e deixá-los opacos. Deixe-os secar naturalmente e dê um tempo no secador.
  • Água quente não faz bem nem para a pele nem para os cabelos. Aproveite o calor para lavar seus fios com água bem fria, que vai selar as cutículas e deixá-los muito mais brilhosos.
  • Faça hidratações regulares. Se os seus fios forem tingidos, hidrate pelo menos uma vez por semana. O uso de ampolas vai deixar o resultado ainda mais potente.

Lábios

Seus lábios também precisam de proteção ― e não estamos falando de umedecê-los com saliva o tempo inteiro. Esse hábito, aliás, piora o ressecamento da área: a saliva é ácida! As rachaduras na pele permitem a entrada de agentes nocivos, que afetam sua imunidade.

Use um produto com proteção solar específico para os lábios. Já em casa, hidratantes labiais são excelentes para mantê-los bonitos. Tenha sempre lip balms na sua bolsa e aplique-os regularmente.

Nutrição

Para suportar as altas temperaturas, é importantíssimo consumir refeições leves e com bastante água. Além disso, alimentos de cor avermelhada/alaranjada (cenoura, beterraba, mamão) auxiliam na prevenção dos danos solares porque contêm betacaroteno, pigmento carotenoide que se deposita na pele e tem importante ação oxidante. Verduras verde-escuras, ricas em vitaminas, também são ótimas para a saúde, inclusive da pele.

Óculos de Sol

Acessórios indispensáveis para manter o estilo durante o verão, os óculos são essenciais para os cuidados com o sol. A saúde dos olhos é diretamente afetada pelos raios. Portanto, tanto em caminhadas comuns quanto na prática de esportes, não deixe de usar o acessório.

Cuidado com as crianças

Veja algumas dicas para manter os cuidados com o sol também com as crianças:

  • Durante os primeiros 6 meses de vida, não passe filtro solar no seu bebê, já que as substâncias contidas no produto podem ser absorvidas pela pele. O essencial é evitar a exposição e vesti-lo com roupas adequadas.
  • Depois dos 6 meses, a exposição deve ser curta e em horário adequado.
  • Da mesma forma que os adultos, as crianças devem evitar exposição solar das 10h às 16h. Caso saiam nesse horário, devem usar protetor solar infantil.
  • Além do protetor, coloque na criança chapéus, roupas de algodão e óculos de sol. Na praia, o guarda-sol também auxilia (embora não substitua o filtro solar).
  • Não se esqueça do uso do filtro também em dias nublados.

Demais acessórios

Para auxiliar na proteção solar, utilize roupas de algodão, que absorvem o suor e os raios solares. Outro acessório indispensável é o chapéu. Acredite: ele é fundamental para proteger pescoço, orelhas e, principalmente, o couro cabeludo, que também pode sofrer com câncer de pele.

Onde adquirir produtos para cuidados com o sol

Veja onde comprar os itens que vão proteger você durante o verão:

Você viu como os cuidados com o sol são importantes para a saúde do seu organismo? Para conseguir todos os esses produtos, nada melhor do que fazer compras pagando bem pouco. Entre no site Loucos por Desconto e aproveite todas as promoções e ofertas das melhores lojas do País!

Lilia Pereira

Apaixonada por viagens, vinhos e pelo mundo dos descontos.