Bebê conforto ou cadeirinha: qual é a adequada para seu bebê
26 de junho de 2019 | Bebês e Crianças

Bebê conforto ou cadeirinha: qual é a adequada para seu bebê

A proteção da criança, principalmente a pequena, é muito importante. Além de proteção nas tomadas e nas quinas dos móveis de casa, por exemplo, o carro também deve contar com equipamentos de segurança. Para o transporte das crianças, os mais recomendados são o bebê conforto e a cadeirinha. No entanto, bate a dúvida: qual é o mais adequado?

O artigo 64 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) especifica que “crianças com idade inferior a dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros, salvo exceções regulamentadas pelo CONTRAN”.  A resolução nº 277/08, conhecida como Lei da Cadeirinha, dispõe sobre o transporte de menores e os dispositivos de retenção corretos.

Neste post, você vai saber mais sobre como funcionam o bebê conforto e a cadeirinha, além de entender qual é o modelo recomendado para cada criança e onde comprá-lo. Confira!

Como funciona o bebê conforto?

O bebê conforto é um item de segurança para transporte de bebês em carros. Segundo a lei, ele é adequado para crianças de até um ano de idade ou 13kg. O bebê deve ficar posicionado de costas para o motorista. Embora o uso em táxis não seja obrigatório, não deixe de levar o equipamento para onde você for.

Uma das vantagens do bebê conforto é que ele, além de leve, conta com uma alça para que você possa levar a criança nele aonde quiser. Portanto, ele não é útil só para quem tem ou anda de carro frequentemente.

Além de evitar acidentes durante o transporte, também protege a criança de acidentes causados pelo chacoalhar do carro.

Como escolher o bebê conforto ideal?

Para escolher o bebê conforto ideal, você precisa encontrar um item que alie o bom preço sem comprometer sua segurança e qualidade.

Segurança

Antes de tudo, você deve procurar pelo selo do Instituto da Normalização na Segurança, Saúde, Qualidade, Produtividade, Avaliações em Juízo Arbitral (Inor), promovido pelo Inmetro. Essa certificação é a prova de que o produto passou por todos os testes de qualidade exigidos.

Três ou cinco pontos

O bebê conforto pode dois tipos de cinto: os de três pontos, que prendem na altura dos ombros e entre as pernas, e os de cinco, que também prendem nos quadris. Embora o de três pontos obedeça a todos os requisitos de segurança e tenha a certificação Inor, pode ser mais interessante investir na proteção extra do equipamento de cinco pontos. O importante é que o bebê fique confortável e protegido.

Alça

O bebê conforto ideal conta com uma alça para que você possa levar a criança com facilidade. Nessa idade, ele ainda não tem a sustentação básica da coluna. Portanto, um equipamento em que a criança possa ser levada com segurança facilita o dia a dia dos pais.

Base fixa

Nesse modelo, a base é fixa no carro e o bebê conforto pode ser desencaixado. É uma ótima escolha para quando a criança está dormindo no carro e você precisa retirá-la.

Assento

O assento com enchimento é mais confortável para o bebê. Se for removível, melhor: vai ser muito mais fácil limpá-lo.

Funcionalidades extras

Se o equipamento contar com capa de chuva, capota ou porta-objetos, é ainda melhor. A proteção para a cabeça, por exemplo, ajuda a estabilizar a cervical do bebê.

 

Como funciona a cadeirinha?

A cadeirinha é um equipamento de retenção de crianças de um a quatro anos e com peso de 9 a  25kg (pode variar, dependendo do modelo), embora também possa transportar recém-nascidos, dependendo do fabricante. Diferentemente do que ocorre com o bebê conforto, ela deve ficar presa de frente para o banco do motorista.

A regulagem da cadeirinha permite até quatro posições, nas quais você pode deixar a criança mais sentada ou deitada. Ela se fixa no carro pelo cinto de segurança e prende a criança com um cinto regulável.

Não se preocupe: além da segurança, a cadeirinha também protege do chacoalhar e permite que seu filho durma tranquilamente durante a viagem.

Como escolher a cadeirinha para carro?

Além do selo do Inor, veja o que observar na hora de comprar a cadeirinha para sua criança:

Peso

É importante que a cadeirinha suporte o peso da criança. Se o bebê estiver com peso perto do limite delimitado pelo fabricante, não a leve.

Transporte

Se você comprar uma cadeirinha para levar um recém-nascido ou bebê de até 9kg, deve seguir as mesmas regras de segurança de um bebê conforto, ou seja, o equipamento precisa ser posicionado de costas para o motorista.

Cinto

A cadeirinha deve apresentar o cinto de cinco pontos, que prende na altura dos ombros, entre as pernas e nos quadris. Além disso, ele não pode ter uma abertura fácil para crianças.

Posições

Confira se o modelo conta com pelo menos quatro posições para reclinar. Caso isso não aconteça, a cabeça da criança pode pender para a frente enquanto ela dorme. Quanto mais a cadeira reclinar, melhor.

Base

Assim como o bebê conforto, a cadeirinha também pode contar com uma base fixa. Isso facilita na hora de trocar o item de um carro para outro, por exemplo.

SIP

Verifique se o modelo tem Side Impact Protection (proteção lateral para impacto), muito útil para proteger a criança em colisões laterais.

Onde comprar o bebê conforto e a cadeirinha pra carros?

Tanto o bebê conforto quanto a cadeirinha podem ser encontrados no Magazine Luiza, Carrefour, Amazon, Dafiti, Americanas.com, Alô Bebê e Casas Bahia.

Como você viu, os fatores que influenciam na escolha entre cadeirinha e bebê conforto são a idade e o peso. Não fazer uso de recurso para proteger menores de 10 anos é infração grave, pode acarretar multa e até retenção do veículo! Equipamentos de retenção reduzem 70% das mortes entre bebês e de 54% a 80% entre crianças no trânsito.

Cabe lembrar que tanto no bebê conforto quanto na cadeirinha a criança deve ser levada no banco de trás do carro, exceto em caminhonetes e outros veículos que não contem com a parte interior traseira. Esse posicionamento evita trancos pelo chacoalhar do carro.

Já se decidiu entre bebê conforto e cadeirinha? Além de comprar um produto com excelente custo-benefício, nada melhor do que aproveitar promoções em empresas confiáveis. Entre no site Loucos por Desconto e aproveite ofertas imperdíveis nas melhores lojas do País! Mas corra, pois elas são por tempo limitado!

Lilia Pereira

Apaixonada por viagens, vinhos e pelo mundo dos descontos.