Bicicletas infantis: quais as recomendadas para cada idade
11 de fevereiro de 2019 | Esporte e Lazer

Bicicletas infantis: quais as recomendadas para cada idade

Andar de bicicleta é um ótimo exercício físico ― você controla o peso, evita doenças cardiovasculares e diminui a pressão arterial. Por isso é importante criar esse hábito saudável em nossos pequenos. Assim, seu filho já aproveita benefícios como aumento da resistência física, melhoria do equilíbrio e autonomia. No entanto, vem a dúvida: quais bicicletas infantis são as melhores para cada fase da criança?

Com tantos modelos e tamanhos disponíveis no mercado, é natural que tenhamos essa dúvida. E é isso que vamos esclarecer em nosso artigo. Venha conosco!

Além do tamanho ideal para cada faixa etária, neste artigo vamos abordar elementos importantes que você deve considerar ao comprar uma bicicleta para o seu filho. Confira!

Segurança em primeiro lugar

Para evitar acidentes, a criança deve estar segura. O capacete, por exemplo, deve ser usado até mesmo com o triciclo, pois evita lesões na cabeça, que podem deixar sequelas permanentes. Protetores de joelhos e luvas também são ótimos e evitam machucados.

Se a bicicleta tiver proteção de corrente, ainda melhor: ela impede que a criança se machuque enganchando o pé ou rasgue as roupinhas enquanto pedala.

Bicicletas infantis: quais as recomendadas para cada idade?

Agora confira os elementos que você deve considerar para escolher a bicicleta ideal conforme a idade e tamanho do seu pequeno.

Aro

Na hora de escolher bicicletas infantis, um dos fatores mais importantes é observar o tamanho do aro. Ele é fundamental na adequação para cada idade. Veja:

  • Bicicleta infantil aro 12: bicicletas infantis com aro 12 são recomendadas para crianças de 2 a 3 anos, de até 1m de altura e que pesam no máximo 21kg. Elas costumam vir com rodinhas laterais para auxiliar o equilíbrio.
  • Bicicleta infantil aro 14: tamanho recomendado para crianças a partir de 4 anos, 1,10m e 25kg. Também costumam vir com rodinhas e estrutura de aço, que proporciona durabilidade.
  • Bicicleta infantil aro 16: bicicletas infantis com aro 16 são voltadas para crianças com 7 anos, de até 30kg e 1,20m. Aqui, os modelos costumam ter estrutura de alumínio. Também é possível encontrá-los com rodinhas, já que nem todas as crianças possuem domínio de equilíbrio nessa idade.
  • Bicicleta infantil aro 20: voltada para crianças com mais de 7 anos, até 45kg e altura máxima de 1,45m. Aqui, as bicicletas já são feitas com aço carbono, alumínio e outros materiais leves. As bicicletas infantis com aro 20 são ideais para crianças que já dominam o equilíbrio e têm boas noções de como andar de bicicleta.
  • Bicicleta infantil aro 24: ideal para crianças de 9 a 12 anos e até 1,50m de altura.
  • Bicicleta aro 26: esse tamanho de aro já é voltado para bicicletas adultas ― e também pode ser usadas por crianças a a partir dos 12 anos.

Cavalo

Outra medida importante para comprar bicicletas infantis sem erro é a altura do cavalo, que é a distância das solas dos pés até a região apoiada no selim. Para saber qual o tamanho certo, peça para que a criança fique descalça e posicione-a encostada na parede, com os joelhos esticados. Pegue uma régua ou fita métrica e posicione-a entre as pernas dela. A altura ideal é a distância entre a região superior das pernas e o chão.

menina com bicicleta e capacete parada em paisagem

Selim e guidão

Atenção ao selim é essencial para a segurança do seu filho. O uso de determinado modelo da bicicleta está liberado quando desde que a criança fique com os pés no chão quando estiver sentada, já que é isso que garante a estabilidade.

Na hora de ajustar o selim, mantenha um espaço de 2 a 3cm entre o tubo superior e o cavalo. Já o guidão deve estar próximo à altura dos ombros.

Câmbio

Embora o câmbio dê mais opções de velocidade às bicicletas infantis, ele pode ser desnecessário para crianças menores, principalmente porque deixa o veículo mais pesado. Além disso, pode deixar a experiência mais complexa, já que é mais um mecanismo que ele precisa aprender a usar ao andar de bicicleta.

Se você e seu filho preferirem um modelo com câmbio, opte pelo de acionamento giratório (grip shift), que é mais intuitivo. Verifique se o acionamento é suave para que a criança não precise fazer força.

Suspensão

Bicicletas infantis precisam ser leves. Na hora de escolher o modelo, verifique se o amortecedor é macio para uma criança. Muitos tipos podem deixar o veículo pesado e, além disso, deixá-lo bem mais caro. Um garfo rígido cumpre função parecida sem causar esses problemas.

Acessórios

Observe todos os detalhes do equipamento, se são macios, leves, com bom acabamento e compatíveis com a força da criança. Manetes de ferro podem ser muito duros ou exigir que o seu filho faça força demais. Verifique também se as manoplas do guidão são de tamanho pequeno, para que a criança possa segurá-las com facilidade.

Bicicleta infantil de treinamento

A bicicleta de treinamento se difere bastante da convencional: não tem pedivelas, rodinhas laterais nem pedais. Ela foi desenvolvida para a criança que ainda não tem prática na bicicleta, já que se guia pelo impulso dado pelas perninhas.

Ela coloca os pés no chão, empurra o corpo para a frente e faz o veículo andar. Dessa forma, ela já desenvolve os equilíbrios estático (quando está parada) e dinâmico (em movimento) antes de partir para modelos com pedais. Esse modelo é indicado para crianças de 18 meses a 5 anos de idade.

Onde adquirir bicicletas infantis

Veja onde comprar os itens que seu filho precisa para sair pedalando por aí:

Agora que você entendeu como escolher os modelos ideais de bicicletas infantis para cada fase do seu filho, sabe que o melhor é comprar com descontos. Confira o site Loucos por Descontos e encontre as promoções imperdíveis nas maiores lojas online do Brasil!

Lilia Pereira

Apaixonada por viagens, vinhos e pelo mundo dos descontos.