Como comprar dólar mais barato?
30 de julho de 2019 | Viagem

Como comprar dólar mais barato?

Vai viajar para os Estados Unidos ou outros países fora da Europa? Então, provavelmente a melhor escolha em dinheiro para levar seja o dólar. Além de ser uma moeda extremamente forte, você pode trocar por moedas mais “fracas” quando chegar ao país de destino. Mas como comprar dólar mais barato?

Primeiramente, a melhor escolha é já sair do Brasil com o dólar trocado. Aqui você consegue as melhores taxas e cotações para a moeda — muito melhor até mesmo que nos Estados Unidos. Portanto, adquirir a moeda no Brasil já é garantia de comprar dólar mais barato.

Neste post, você confere mais 8 dicas sobre como comprar dólar com um preço bem bacana, além de saber mais sobre envios internacionais. Confira:

8 dicas para comprar dólar mais barato

1. Conheça os diferentes tipos de dólar

Antes de saber como comprar dólar, você precisa conhecer as categorias da moeda:

  • dólar comercial: nome informal para a cotação usada em importações e exportações. Muda várias vezes ao dia;
  • dólar turismo: é a cotação para o dólar comprado para uso em viagens. Também tem variação alta durante o dia e costuma ser um pouco maior que a do dólar comercial; 
  • dólar paralelo: é a cotação que circula no mercado ilegal, ou seja, não autorizado pelo Bacen. Além de ser uma negociação ilícita, ela costuma ser mais alta que a do dólar oficial.

2. Conheça as taxas cobradas

Saber como comprar dólar é conhecer as taxas que as instituições podem cobrar:

  • taxa de câmbio: é a relação entre moedas de dois países que resulta no preço de uma delas em relação a outra. Existem dois tipos: a fixa e a flutuante. Para o comprador, desde 1999 o câmbio é flexível (flutuante), ou seja, negociável entre o cobrador e a instituição financeira;
  • IOF: imposto sobre operações financeiras. Quando você está no exterior, o IOF é cobrado sempre que você faz uma operação. Mas no uso de dinheiro físico, ele só ocorre uma vez (na hora da compra, com a casa de câmbio);
  • taxas administrativas: são cobradas pelo serviço e variam em cada instituição.

A taxa de câmbio divulgada pelo Banco Central é apenas uma referência e dificilmente será utilizada pelas instituições financeiras. Isso porque ela só poderia ser considerada em países que não sofrem com inflação.

3. Conheça as instituições que podem vender dólar

Não são apenas as casas de câmbio as organizações autorizadas a vender dólar. Veja:

  • Bancos múltiplos, comerciais, de investimento, de desenvolvimento e de câmbio;
  • Sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários;
  • Sociedades corretoras de títulos e valores imobiliários;
  • Sociedades de crédito, financiamento e investimento;
  • Sociedades corretoras de câmbio;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Agências de fomento.

4. Confira se o agente é autorizado pelo Bacen

O Banco Central (Bacen) é a instituição responsável por executar a política cambial definida pelo Conselho Monetário Nacional. Negociar com organizações que não seja autorizadas significa pagar mais caro pelo seu dólar e, pior, fazer transações ilegais. Não há vantagem alguma.

Está em dúvida se a instituição escolhida é segura? Não se preocupe: você pode conferir quem é autorizado no próprio site do Bacen.

5. Evite aeroportos

Comprar moeda barata é comprar com antecedência. Portanto, nada de deixar para última hora. Aeroportos costumam cobrar taxas muito acima do normal. Afinal, eles estão negociando com quem supostamente não tem outra alternativa. Então, determine a quantia que deseja levar e negocie a compra com antecedência.

6. Faça comparações

Conhecer as taxas cobradas pelas instituições permite que você possa comparar quem faz o melhor preço. Portanto, confira continuamente o ranking do VET (Valor Efetivo Total, que já inclui taxas e impostos) do Bacen para ter uma base do valor cobrado pelos agentes.

Evite deixar para comprar de última hora. Muita gente espera o valor do dólar cair para fazer sua aquisição. Além de arriscado, pode fazer com que você pague um valor muito mais alto.

7. Leve uma parte do dólar em espécie

Em 2013, a alíquota do imposto sobre operações financeiras (IOF) aumentou drasticamente — de 0,38% para 6,38% —, exceto para dinheiro físico. Portanto, embora não seja agradável andar com cash para lá e para cá, você vai comprar dólar mais barato (aliás, muito mais!).

Outra vantagem é que a incidência do IOF no dinheiro físico só acontece uma vez, enquanto nos cartões de débito, crédito e pré-pago ela ocorre a cada operação. Por fim, os bancos também costumam cobrar taxas nas transações.

Então, mesmo que seja um pouco arriscado, leve a maior parte do dinheiro em espécie. 

8. Mas não use apenas uma forma de pagamento

O dinheiro em espécie é mais barato, mas, como dito, não é a maneira mais segura. Independentemente da tranquilidade do país, roubos podem acontecer. Além disso, alguns serviços são mais fáceis de pagar com cartão de crédito. Portanto, ande sempre com duas ou mais formas de pagamento.

Onde comprar dólar mais barato?

Se você quer comprar dólar mais barato e sem sair de casa, conte com a BeeCâmbio, a casa de câmbio 100% online do Brasil. Além de contar com os melhores preços, você ainda pode fazer simulações no site, conferir a cotação do dólar e de outras moedas no dia e adquirir um cartão pré-pago para uso no exterior. E não se preocupe: a BeeCâmbio é autorizada pelo Banco Central.

Está com pressa em receber seu dinheiro? Compre o dólar, faça o pagamento via TED para a conta indicada e envie o comprovante antes das 15h59. Você receberá a moeda, na sua casa, no próximo dia útil.

Como fazer envios internacionais de dólar?

Agora, se você precisa fazer envios de dólar para uma conta no exterior, conte com a Remessa Online, solução online para transferências internacionais. Além de resolver tudo virtualmente, você conta com a máxima segurança — a empresa também é cadastrada pelo Banco Central. A taxa administrativa do serviço (1,3%) é a mais baixa do mercado. O que você está esperando para fazer sua remessa internacional?

Agora que você sabe como comprar dólar mais barato, não deixe de conferir os cupons Loucos por Desconto da BeeCâmbio e da Remessa Online!

Lilia Pereira

Apaixonada por viagens, vinhos e pelo mundo dos descontos.