Como escolher o purificador de água?
27 de agosto de 2019 | Eletroportáteis

Como escolher o purificador de água?

Você sabe da importância de beber pelo menos 2 litros de água diariamente. No entanto, é necessário que o líquido esteja tratado, já que pode transmitir várias doenças quando contaminado. Para ajudar você a ter uma vida mais saudável é que existe o purificador de água.

Um bom purificador de água garante que você fique livre de micro-organismos, resíduos físicos e excesso de cloro. Mas isso, claro, só é possível quando você escolhe um aparelho de qualidade, que atenda a todos os requisitos necessários para um bom tratamento de água.

Quer saber como escolher o melhor purificador de água para sua casa ou empresa? Confira nossas dicas neste post!

purificador de água em fundo branco

Como escolher o melhor purificador de água?

Veja como escolher o melhor aparelho para seu ambiente:

Certificações e classificações

Um bom modelo de purificador de água tem, no mínimo, o selo do Inmetro. Ele se certifica de que o aparelho obedece aos três critérios de exigência: retenção de partículas sólidas, redução de cloro livre e eficiência bacteriológica. No entanto, isso não é suficiente: o órgão não especifica a capacidade de redução de cloro, por exemplo.

Retenção de partículas

Primeiramente, você deve observar a capacidade de retenção de partículas sólidas. Há uma classificação de seis níveis, que vai de A a F. Quando o aparelho tem classificação A, tem capacidade de reter partículas microscópicas, ou seja, está entre os melhores do mercado.

Há também a antiga classificação P-I a P-VI. Da mesma forma que o de nível A, o purificador de água P-I é capaz de reter as menores partículas que um aparelho é capaz ― entre 0,5 e 1µm (milésimo de milímetro).

Redução de cloro livre

Refere-se à capacidade de retenção do excesso de cloro utilizado pelas companhias de abastecimento durante o processo de purificação da água.

Existem 3 níveis de retenção de cloro livre: C-I, C-II e C-III. Da mesma forma que a classificação anterior, quanto mais perto do primeiro nível, maior sua capacidade de redução. O nível C-I garante que o aparelho consegue reduzir mais de 75% do nível de cloro da água.

Eficiência bacteriológica

Essa classificação confirma se o purificador de água é realmente capaz de eliminar as bactérias e outros resíduos presentes na água.

Existem modelos que não contam com essa classificação extremamente importante para a limpeza da água. Por isso, fique atento: o modelo pode ser caro, mas não necessariamente bom.

Modelo

Graças ao avanço da tecnologia, é possível encontrar purificadores de água de todos os tamanhos e gostos. A escolha, nesse caso, vai depender das suas necessidades e do espaço disponível no ambiente.

Para purificadores elétricos, por exemplo, você precisa verificar se há uma tomada próxima a ele. Se o modelo for de bancada, vai precisar de um pouco mais de espaço.

Se você deseja água gelada, há dois tipos de sistema de refrigeração: por compressor ou pastilha Peltier. Embora o compressor seja mais eficiente, o purificador com pastilha não tem peças móveis, gás freon e barulhos. Além disso, é menor e dura por mais tempo.

Fabricante

É mais garantido encontrar os melhores modelos em marcas conhecidas, que já têm reconhecimento no mercado. Além disso, fica muito mais fácil encontrar assistência técnica e peças para reparo e troca. Obviamente, nem todos os aparelhos de empresas grandes têm as melhores certificações.

Portanto, procure um que alie bom desempenho e assistência técnica eficiente.

Refil

Com o tempo, o filtro/refil do purificador de água perde sua capacidade de reter organismos contaminadores, portanto você deve trocá-lo periodicamente. O ideal é que ele seja trocado a cada 6 meses ou 4 mil litros de uso, mas esses números podem variar conforme a indicação do fabricante.

Outro aspecto que você deve considerar é a quantidade de pessoas que utiliza o purificador. Numa empresa, é bem provável que o aparelho trabalhe mais. Portanto, o tempo entre uma troca e outra deve ser menor.

Tecnologia

Um bom purificador de ar pode trazer algumas funções tecnológicas que vão facilitar muito o seu dia a dia:

  • vazão: é o tempo que o purificador demora para encher um copo. Nas especificações, você encontra esse valor como litros por hora (l/h) ou litros por minuto (l/m);
  • aviso de troca: quando o refil estiver perdendo sua capacidade de retenção de impurezas, o aparelho emite um aviso na tela. Essa característica é ainda mais importante em empresas, em que o fluxo de usuários do purificador de água costuma ser muito maior;
  • painel: modelos com painel digital trazem informações sobre a temperatura da água e o manuseio do aparelho;sa
  • variação de temperatura: modelos com opção de temperatura, como água natural, gelada ou mista, são os melhores para locais com alta variação do clima. Se for um local muito quente, é importante verificar também a temperatura máxima de refrigeração da água;
  • capacidade de resfriamento: o purificador precisa de um certo tempo para resfriar a água. Portanto, verifique qual a sua capacidade de resfriamento por hora e a quantidade de água do reservatório de água gelada;
  • custo-benefício do refil: como você viu, é necessário trocar o refil periodicamente. No entanto, alguns podem sair mais caros que o próprio aparelho. Portanto, verifique qual o tempo de troca entre um filtro e outro (está especificado na caixa) e o preço médio. Se o refil for um pouco mais caro, mas necessitar apenas de troca anual, vale a pena.

Pronto para escolher seu novo purificador de água? E se você deseja comprá-lo com o melhor preço do mercado, entre no site Loucos por Desconto e aproveite as ofertas nas maiores lojas do País. Mas corra: os cupons são por tempo limitado!

Lilia Pereira

Apaixonada por viagens, vinhos e pelo mundo dos descontos.