Como funciona o Google AdSense?
20 de novembro de 2019 | Compra Online

Como funciona o Google AdSense?

Ter um site ou blog corporativo exige investimento. Por isso, ter um retorno financeiro é fundamental para sua manutenção. Foi pensando nisso que o Google criou ferramentas como o AdSense, parte do programa de publicidade online do buscador. Mas como o Google AdSense funciona?

Caso você ainda não o conheça, não precisa se preocupar. Neste post, você vai aprender o que é o Google AdSense, como ele funciona e como utilizá-lo na estratégia de marketing do seu blog, site fórum ou aplicativo. Confira:

O que é Google AdSense?

Como dito, o Google AdSense é a ferramenta de publicidade online do buscador mais famoso da internet. Ele funciona como um programa de afiliados, em que o dono do site “aluga” um espaço de sua página para a exibição de anúncios. No entanto, não é qualquer propaganda que pode ser exibida — apenas as criadas no Google Ads.

Para o anunciante, é uma chance de ter seu anúncio exibido em milhares de páginas e aplicativos. Em troca, o dono da página recebe um percentual do valor pago pelo anunciante ao Google. 

O que é necessário para participar?

Quem tem um blog ou site e deseja trabalhar com Google Adsense deve fazer um cadastro. Primeiramente, apenas maiores de 18 anos podem ser parceiros. A partir daí, basta ter uma conta de e-mail do Google, além de um blog ou site com domínio próprio, telefone, endereço postal e uma conta no banco para receber os depósitos.

Ah, também é necessário ter um blog ou site com tráfego. Afinal, o valor pago pelo AdSense depende da quantidade de cliques ou visualizações que os usuários fazem nos anúncios. 

Portanto, atualizá-lo constantemente e criar conteúdos criativos dentro das regras de search engine optimization (SEO) ajuda sua página a ser encontrada e indexada pelo Google. Como consequência, a quantidade de usuários que a encontra em resultados de busca tende a aumentar.

Outras especificações:

  • conteúdo criado do zero: o Google não admite plágios. Por isso, nenhum anúncio é exibido em sites com conteúdos copiados. Ele até permite que você denuncie páginas que tenham plagiado seu conteúdo;
  • políticas do programa: os conteúdos do seu site, blog ou aplicativo precisam estar de acordo com as políticas do programa. É também necessário ler os Termos e Condições para não fugir das regras do AdSense;
  • relevância: um fator muito importante é que seu site tenha conteúdos que auxiliem o usuário. Portanto, quanto mais relevante seu conteúdo for, mais usuários vão visitá-lo.

Como funciona o Google AdSense?

Você pode ganhar com o Google AdSense de duas formas:

  • Custo por clique (CPC): aqui você ganha toda vez que um usuário der um clique no anúncio. Mas, atenção: se ele clicar e fechar a página logo em seguida, você não será pago
  • Custo por mil impressões (CPM): nesse caso, você recebe pelo número de acessos e visualizações do anúncio no blog. Então, o valor é repassado para sua conta sempre que um usuário acessa a página. 

Agora vamos entender efetivamente como o Google AdSense funciona.

Para o anunciante

Quando o usuário decide anunciar pelo Google, ele cria uma conta no Google Ads, que oferece a ele duas opções:

  • exibição de anúncios nas páginas de respostas do Google (rede de pesquisa);
  • exibição de anúncios nos sites parceiros do Google AdSense (da rede de display).

O AdSense se encaixa na segunda opção, que exige um anúncio mais elaborado. Embora o anunciante possa colocar apenas por escrito, o usuário se atrai com mais facilidade por anúncios visualmente atrativos, com imagens e gifs. 

Para o dono da página

Já para o dono do site, o AdSense funciona da seguinte forma:

  • escolha o tipo de anúncio que vai ser veiculado no seu site: gráficos, de texto ou híbridos;
  • escolha onde os anúncios serão posicionados: você pode colocá-lo no topo, embaixo e/ou nas laterais da página. Para tanto, copie e cole um snippet de código especificando o local do seu site em que você deseja exibi-los;
  • você pode optar pelos anúncios que geram mais lucro: os anunciantes definem lances para seu espaço de anúncio em um leilão em tempo real;
  • depois,você só precisa inserir o código do AdSense no seu site, e ele começará a funcionar imediatamente;
  • a parte financeira fica com o Google: o buscador cuida do processo de faturamento dos anunciantes e redes. Quando os anúncios são vistos ou recebem cliques, o dono do site ganha dinheiro automaticamente. Então, o Google paga quando um determinado valor mínimo é acumulado;
  • o Google não paga em reais, mas conta com uma tabela que mostra em qual moeda você deseja receber. É comum escolher receber em dólar americano.

Mas na hora da distribuição de anúncios é que o AdSense se destaca dos programas comuns de afiliados. Em vez de distribuir as propagandas aleatoriamente, ele faz uso de sua tecnologia para contextualizar o anúncio levando em consideração o assunto do site. Por exemplo: em sites sobre vida fitness, ele pode exibir propagandas de tênis e artigos esportivos. Já em blogs de moda, anúncios de lojas de roupas e sapatos.

Quais as vantagens do AdSense?

Se o AdSense já é vantajoso para quem anuncia, imagine para quem hospeda. Então, vamos conhecer algumas vantagens?

  • anúncios otimizados para dispositivos móveis e aplicativos, o que aumenta a possibilidade de cliques e, consequentemente, o valor pago ao dono da página;
  • o Google disponibiliza dezenas de relatórios, que ajudam você a fazer melhorias para aumentar o número de cliques e, consequentemente, a renda. Ganham você e o anunciante;
  • você pode escolher os anúncios mais adequados para seu site;
  • o dono da página hospedeira não paga nada para participar;
  • apenas os anúncios que geram mais receita são exibidos;
  • você pode bloquear os anúncios dos quais não gosta;
  • você pode escolher onde os anúncios serão exibidos;
  • milhões de anunciantes disponíveis;
  • é a maior rede de anúncios online.

Entendeu como funciona o Google AdSense? Ele traz inúmeras vantagens para quem deseja hospedar anúncios, mas ainda tem como melhorar: você pode receber utilizando o Remessa Online. Não conhece o serviço? Então, conheça agora como ele funciona!

Lilia Pereira

Apaixonada por viagens, vinhos e pelo mundo dos descontos.