Qual o tipo de tv ideal para a sua casa
20 de agosto de 2019 | Eletrônicos

Qual o tipo de tv ideal para a sua casa

Se você está comprando móveis e eletrônicos para sua nova casa, provavelmente já pensou na televisão ― e se é viciado em séries e filmes, já quer colocar um aparelho em cada cômodo, não é mesmo? Há muitas questões a se considerar antes de comprar o modelo: tecnologia, tamanho, posicionamento… Mas impera a dúvida: qual o tipo de TV ideal para cada cantinho da casa?

Neste post, você vai aprender como escolher o tipo de TV ideal levando em conta cômodos, telas e resolução. Confira.

Tipo de TV: qual o ideal para cada cômodo da sua casa?

Confira qual tipo de TV combina com cada um dos espaços do seu lar.

Na sala

A sala é o ambiente perfeito para colocar aquela tela gigante dos seus sonhos! O tipo de TV ideal é o de tela gigante e alta resolução para receber os amigos e assistir a um bom filme.

No quarto

O quarto é o ambiente em que você descansa, portanto não há necessidade de ter uma tela de televisão muito grande. Um aparelho de 32 polegadas já está de bom tamanho.

Na cozinha

Nesse caso, o que mais interfere no tipo de TV é o local onde você pretende colocá-lo. Como a cozinha tende a ser um cômodo menor, uma tela de 32 polegadas também pode ser a melhor opção aqui.

Na área externa

Se você deseja colocar um televisor na varanda, por exemplo, o cuidado deve ser redobrado. Evite deixar o eletrodoméstico em um local com exposição solar ou risco de chuvas. Além disso, a luz natural pode influenciar na qualidade da imagem. Uma televisão com tela OLED pode resolver esse problema.

Quais os tipos de tela de TV?

Veja como a tela influencia no tipo de TV que você deseja comprar.

LCD

A tela de cristal líquido (liquid crystal display) ou LCD foi a tecnologia que revolucionou a leveza das televisões. Tem grande capacidade de suportar imagens estáticas sem que isso queime os pixels da tela. Como é pouco reflexiva, é ideal para ambientes iluminados.

Apesar de ter transformado o mercado de televisões, a tela de LCD tem ângulo de visão limitado e resolução inconstante.

LED

A tecnologia LED (light emitting diode) trabalha com um componente ― uma placa com centenas de LEDs que vão formar as imagens com cores ― capaz de emitir luz quando conectado à eletricidade. Em relação à LCD, a tela de LED apresenta cores muito mais vívidas e próximas à realidade, além de proporcionar um aparelho mais fino e econômico.

Por fim, é o tipo de televisão com melhor custo-benefício do mercado, já que sua durabilidade é muito maior que a de uma televisão de OLED e por um valor menor.

OLED

OLED (organic light-emitting diode) ou led orgânico permitiu a criação de modelos de televisão ainda mais finos dos que os de LCD-LED, já que essa tecnologia não necessita de várias camadas de filtragem de luz. Suas lâmpadas são mais flexíveis e dispensam o uso de cristal fino, pois não necessitam de fonte luminosa. A tecnologia trabalha com um OLED para cada pixel ao criar as cores da imagem, o que a torna imbatível quando o assunto é qualidade de vídeo.

Além do altíssimo contraste das cores, o OLED permite que a imagem seja perfeitamente visualizada, não importa o ângulo ou a distância em que você esteja. O único porém é seu alto custo: as televisões com essa tecnologia passam dos R$5 mil.

QLED

Da mesma forma que o OLED, o QLED (quantum dot light emitting diodes) é um avanço do LED. Aqui, a tecnologia é baseada em pontos quânticos (quantum dots), que utilizam minúsculos cristais para absorver ou emitir feixes de luz. Mesmo que você ajuste o nível de brilho da TV no máximo, o QLED vai mostrar cores fiéis à realidade.

televisão de tela plana em uma estante cheia de nichos el ivros

Quais os tipos de resolução de tela de TV?

HD

A qualidade HD oferece 1.280 colunas de pixels e 720 linhas (1280 x 720). A tela tem quase 1 milhão de pontos para gerar as imagens. Quem deseja um modelo de TV apenas para assistir à programação convencional de televisão, a tecnologia HD é suficiente.

Full HD

Já aqui, a resolução tem 1920 x 1080 e mais de 2 milhões de pontos para gerar a imagem. É a tecnologia ideal para aproveitar filmes e serviços de streaming, como a Netflix e o Amazon Prime.

Ultra HD

É a resolução de, no mínimo, 3840 x 2160 pixels. Apenas o 4K, por exemplo, é 4 vezes melhor que a full HD. A Samsung também desenvolveu o televisor 8K, de 7680 x 4320 pixels, 16 vezes melhor, mas com altíssimo preço.

Qual a distância ideal entre a televisão e o sofá?

Antes de escolher o tipo de TV ideal para o seu cômodo, você também deve levar em consideração a distância entre a tela e o móvel onde você vai se sentar. Isso porque só assim você poderá curtir a qualidade da resolução. Além disso, a luz de um aparelho muito grande pode incomodar seus olhos.

No entanto, essa regra não serve para televisores 4K: a alta tecnologia permite que você veja todos os detalhes em qualquer distância.

Confira a tabela:

Polegadas Distância mínima Distância máxima
24 1m 2m
32 1,20m 2,4m
40 1,40m 2,8m
42 1,60m 3,2m
46 1,75m 3,5m
50 1,9m 3,8m
55 2,1m 4,2m
60 2,2m 4,6m

Outro ponto a se considerar é a altura da televisão. Se a tela estiver muito elevada, você provavelmente vai sofrer com dores no pescoço. O ideal é que ela fique a 1,20m de distância do chão e, principalmente, que seu centro fique na altura dos seus olhos.

Onde comprar cada tipo de TV?

Veja em quais lojas você encontra os modelos de televisores ideais para casa e confira os cupons de desconto:

Agora que você sabe qual tipo de TV combina com os espaços de sua casa, é hora de sair às compras ― e nada melhor do que comprar com descontos, não é verdade? Entre no site Loucos por Desconto e descubra ofertas nas maiores lojas online do País! Mas aproveite logo: elas são por tempo limitado!

Lilia Pereira

Apaixonada por viagens, vinhos e pelo mundo dos descontos.