Tipos de ar-condicionado: conheça os principais modelos
15 de outubro de 2019 | Casa e Decoraçāo

Tipos de ar-condicionado: conheça os principais modelos

Você também anda sofrendo com o calor? Neste verão, o ventilador não está dando conta das altas temperaturas, não é verdade? Portanto, conhecer os diferentes tipos de ar-condicionado é essencial para escolher o aparelho que vai suprir suas necessidades e deixar sua casa muito mais confortável.

Os tipos de ar-condicionado variam em tamanho, potência, quantidade de peças e adequação para cada ambiente. Você pode ter um condicionador de janela para um cômodo e um split para outro, por exemplo.

Quer entender mais sobre os tipos de ar-condicionado? Saiba tudo com detalhes neste post!

Quais são os tipos de ar-condicionado disponíveis no mercado?

Saiba como escolher o modelo ideal para cada cômodo de sua casa!

Ar-condicionado de janela

O ar-condicionado de janela é o modelo mais tradicional disponível nas lojas. Ele é compacto e feito em uma só peça, que traz as unidades condensadora (de onde sai o ar com a temperatura programada) e a evaporadora (abafa o barulho do aparelho e é responsável pelo início do processo de condicionamento de ar) no mesmo lugar.

Nesse modelo, o sistema de escape de ar quente fica para fora, enquanto o retorno de ar fresco voltado para dentro. Você consegue encontrá-lo com uma grande variedade de potências, que vão de 7,5 mil a 30 mil BTUs.

É um dos tipos de ar-condicionado baratos e mais indicados para espaços pequenos. Ele é fácil de instalar e ideal para ambientes que já tenham o espaço necessário para sua colocação.

Ar-condicionado split

Há vários tipos de ar-condicionado split. Conheça as diferenças.

Split cassete

Apesar do nome, ele é bem diferente dos outros modelos de split. Silencioso, esse modelo de ar-condicionado deve ser embutido no teto e escondido com forro.

Além da discrição, o split cassete proporciona uma climatização muito mais estável e equilibrada, já que sua ventilação é feita por 4 saídas de ar. Por fim, também conta com filtros antibactérias e antipoeira.

O split cassete é indicado para escritórios grandes e open offices. Não é indicado para ambientes pequenos e com pouco fluxo de pessoas.

Split piso-teto

Esse modelo foi criado para ser instalado no piso ou no teto, e não na parede. Ele é potente: pode climatizar ambientes de médio e grande portes, incluindo os com alto fluxo de pessoas. Pode ser usado tanto em empresas quanto residências. Como é muito potente, demanda alto consumo de energia.

Split hi-wall

Um dos tipos de ar-condicionado mais comuns, o hi-wall é o modelo tradicional de split. Tem esse nome (wall) porque é feito para ser instalado na parede. É o mais indicado para ambientes menores e residências. Ele conta com uma tecnologia de 5 temperaturas quentes e frias, além da filtragem de ar.

O split tradicional se divide em duas partes: a condensadora, instalada ao ar livre; e a evaporadora compacta, dentro do cômodo que você deseja climatizar. Discreto, silencioso e fácil de instalar, é o aparelho perfeito para quem preza pela elegância nos ambientes.

Multisplit

O modelo é ideal para quem deseja climatizar mais de um ambiente, mas tem pouco espaço externo para a condensadora. Isso porque ele conta com uma condensadora e duas ou mais evaporadoras, e você pode escolher quando ligar cada uma.

Split canto-teto

A unidade evaporadora do modelo canto-teto deve ser instalada entre o teto e o encontro de duas paredes. É ideal para áreas de médio porte.

Split quatro lados

Da mesma forma que o cassete, esse tipo de ar-condicionado conta com 4 saídas de ar que permitem a climatização de todo o cômodo ― com a necessidade de não necessitar de rebaixamento de forro. Versátil, o split quatro lados pode ser instalado no centro, na lateral ou no canto.

mão com controle remoto em direção ao ar condicionado split

Split de janela

É uma mistura do ar-condicionado de janela com o split. A condensadora deve ser instalada no buraco onde antes era colocado o modelo tradicional.

Se você tem um espaço na parede feito para um ar-condicionado de janela mas deseja um modelo split, essa é a escolha ideal.

Split inverter

Fisicamente igual ao split hi-wall, a versão inverter tem uma peça chamada inversor em seu motor, que otimiza o compressor do aparelho para que ele gaste menos energia. Com isso, ele consegue reduzir em até 60% o consumo em relação aos aparelhos convencionais.

Além disso, o aparelho é silencioso, pode esfriar e aquecer os ambientes e ainda utiliza gás R-410ª, que não agride a camada de ozônio. É o tipo de ar-condicionado ideal para quem prioriza a sustentabilidade.

Ar-condicionado duto ou central

Mais indicado para ambientes grandes, já que consegue climatizar vários cômodos ao mesmo tempo. Escritórios, consultórios, centros comerciais e shoppings costumam usar esse tipo de climatização.

Ele consegue climatizar todos os locais uniformemente, e por isso gera muita economia. No entanto, é o mais caro, exige uma instalação especializada e não permite que você regule a temperatura em cada ambiente (já que é um aparelho só para várias salas).

Ar-condicionado portátil

Da mesma forma que o ar-condicionado de janela, o modelo portátil é único ― com a vantagem de que você pode transportá-lo por toda a casa. O aparelho puxa o ar quente do ambiente e devolve o ar frio. Por isso, necessita de uma janela para que o tubo possa expelir o vapor.

Como a condensadora e a evaporadora estão no mesmo aparelho, esse modelo de ar-condicionado pode ser um pouco mais barulhento ― mas nada que possa causar incômodo.

Se você mora em um apartamento ou alguma uma casa e não pode fazer alterações na estrutura, esse é o modelo perfeito.

Sistemas VRF

O Fluxo de Refrigerante Variável (VRF) é um sistema de ar-condicionado central estilo multisplit. Por meio de um ciclo único de geração, o aparelho une várias evaporadoras a uma única condensadora, com sistema de expansão direta onde o fluxo de gás refrigerante é variável. É indicado para climatizar edifícios.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de ar-condicionado, está na hora de escolher o modelo ideal para sua casa. E nada melhor do que fazer suas compras com desconto, não é verdade? Entre no site Loucos por Desconto e aproveite cupons com ofertas exclusivas nas melhores lojas do Brasil! Mas corra: cada promoção é por tempo limitado!

Lilia Pereira

Apaixonada por viagens, vinhos e pelo mundo dos descontos.