8 dicas para decoração de quarto de menina
20 de junho de 2019 | Bebês e Crianças

8 dicas para decoração de quarto de menina

Decoração de quarto de menina merece um cuidado todo especial. Afinal de contas, deve refletir a personalidade da criança, mas ser funcional e ter espaço para que ela brinque com tranquilidade. Aqui, o importante não é gastar rios de dinheiro, mas investir na criatividade e até mesmo contar com a participação da futura dona do quarto!

Você deseja fazer uma bela decoração de quarto de menina, mas não sabe como? Não se preocupe: neste post, vamos dar dicas para enfeitar e deixar o cômodo com a cara da criança. Confira!

decoração de quarto de menina

Como escolher a decoração de quarto de menina?

Veja como fazer uma decoração de quarto de menina para começar já!

1. Leve em conta a idade

Pais sempre têm dificuldade em aceitar que os filhos estão crescendo, não é verdade? Mas aqui é válido lembrar: meninas de 4, 7 e 10 anos têm gostos diferentes. As primeiras podem preferir ursinhos; as segundas, Barbie; e as terceiras, super-heroínas — e até mesmo o contrário, por que não?

Portanto, antes de fazer uma decoração de quarto de menina usando a Peppa Pig como tema, pergunte se sua filha ainda gosta da personagem.

2. Pense no espaço

Outro aspecto essencial na decoração de quarto de menina é o espaço. Não é porque o cômodo é pequeno que você não possa fazer uma ornamentação criativa e que respeite a ergonomia do ambiente.

Opte por móveis também pequenos. A cama, é claro, deve ter o tamanho suficiente para que a criança caiba dentro dela. O importante é que, ao circular, ela não fique esbarrando toda hora nos móveis.

Num quarto, priorize os seguintes elementos:

  • cama ou berço;
  • móvel para estudos: deve respeitar a ergonomia, ou seja, os pés da menina devem encostar no chão enquanto ela estiver sentada, e os cotovelos em um ângulo de 90 graus em relação às mãos. Esses elementos são muito importantes para crianças em idade escolar;
  • luminária;
  • armário para roupas e brinquedos;
  • gaveteiro para os livros e material escolar;
  • módulos acoplados: podem transformar brinquedos em objetos de decoração de quarto de menina. Uma estante toda em módulos também é uma opção interessante e bonita de organização;
  • guarda-roupa com gavetas, que pode servir como armário e gaveteiro.

3. Respeite a personalidade da criança

Como dissemos ali em cima, as crianças mudam de gosto conforme a passagem do tempo. Além disso, a decoração do quarto de menina não precisa seguir um tema considerado “feminino”. Sua filha pode gostar de astronomia, por exemplo. Imagine como seria legal uma decoração toda baseada em constelações e planetas, não é verdade?

O importante é que você ouça a menina. De que vai adiantar ela dizer que ama super-heróis e o quarto ser totalmente decorado com ursinhos? Como resultado, você só vai ter frustração.

4. Peça que a criança participe da decoração

Por que não transformar o trabalho em um momento de alegria e descontração? Peça que a menina ajude você a decorar o quarto. Quanto maior for a criança, mais responsabilidades você pode dar a ela.

A criança pode ajudar criando desenhos para colocar em quadrinhos, arrumando os brinquedos nos móveis, escolhendo o papel de parede, fazendo recortes (com tesoura sem ponta, claro) e colagens para os enfeites e muito mais.

5. Seja criativa!

Na hora da decoração de quarto de menina, você deve explorar sua criatividade para deixar o ambiente bem lúdico. Veja nossas dicas:

  • Use desenhos feitos pela criança para decorar o quarto. É só colocá-los em molduras, para que ela sinta que fez uma obra de arte.
  • Explore os cantinhos do cômodo. No mesmo ambiente, ela pode ter um cantinho para dormir, outro para estudar e mais um para brincar. Nesse último, coloque também livrinhos, papéis e lápis de colorir.
  • Brinquedos educativos incentivam a criatividade da criança e servem como decoração;
  • crie luminárias, móbiles e outros enfeites. Papéis coloridos, cola e tesoura podem fazer maravilhas pelo quarto.
  • Livros separados por cor dão um efeito visual muito interessante. Além disso, incentivam o bom hábito da leitura.

6. Monte um quarto montessoriano para as meninas mais novas

Se a sua filha tem até 4 anos, uma boa opção para mantê-la segura e com autonomia é o quarto montessoriano. Idealizado em 1907 pela educadora Maria Montessori, o cômodo incentiva a independência da criança por contar com todos os elementos na altura dela.

Cama, gaveteiro e armário são baixos, para que a menina possa mexer em tudo com facilidade. No entanto, tomadas baixas devem ser coberta.

Veja quais elementos podem estar presentes em um quarto montessoriano:

  • Cama baixa: um colchão na altura do chão, com uma placa de ripas de madeira forrada para protegê-lo. É muito comum que esse tipo de cama tenha o formato de uma casinha. Existem vários tutoriais no YouTube ensinando a fazê-la!
  • Armário baixo: deixe algumas opções de roupas para que a criança possa escolhê-las sozinha. Ele também pode servir para guardar brinquedos.
  • Tapete: além do fator sensorial, ele cria uma área limitada para brincadeiras.
  • Espelho: envolva-o com EVA ou madeira e deixe-o colado na parede para evitar acidentes.
  • Plantas: além de decorativas, incentivam a criança a ter responsabilidade e cuidado com suas coisas.

7. Explore as cores

Cores podem ter efeito de estimular ou relaxar o cérebro. Embora pareça tentador pintar as paredes com cores vibrantes, o ideal é que elas tenham tons calmos, como verde, branco ou rosa-bebê. Lembre-se de que o quarto também serve para dormir. Portanto, deixe as paredes com tons mais claros e coloque os mais fortes em detalhes, como móveis e objetos de decoração.

Se preferir, você pode pintar uma das paredes com uma cor mais vibrante e deixar as outras mais claras. Ou usar um papel de parede, que é mais prático e pode trazer desenhos lúdicos, que combinem com a personalidade da menina.

As cores também devem ter harmonia visual. Muitas cores vibrantes podem cansar a visão. Você pode usar o círculo cromático para escolher tons que combinam entre si.

8. Prefira móveis de madeira

Móveis de madeira são elegantes e duram por muito mais tempo. Com o passar dos anos, você pode reformá-los para continuem sendo usados pela menina, mas com outras finalidades. Um gaveteiro de roupas pode armazenar os livros do colégio, por exemplo.

Pronto para fazer uma linda decoração de quarto de menina? E se você deseja comprar móveis, brinquedos, roupas de cama e luminárias com desconto, entre no site Loucos por Desconto e encontre ofertas nas maiores lojas do País. Mas aproveite: cada promoção é por tempo limitado!

Lilia Pereira

Apaixonada por viagens, vinhos e pelo mundo dos descontos.