Alianças de Namoro, Noivado e Casamento, qual a diferença?
05 de junho de 2018 | Compra Online

Alianças de Namoro, Noivado e Casamento, qual a diferença?

Usar alianças é um ato simbólico muito antigo que envolve sentimentos e que persiste até hoje. Simboliza e representa o compromisso assumido entre duas pessoas.

Em nosso país a tradição ainda é muito forte e não parece que usar alianças vai sair da moda tão cedo devido o significado do ato. O próprio nome do objeto significa compromisso, pacto e o formato do anel indica elo, união e essa simbologia pode fazer total diferença na vida de um casal.

Para se “inteirar” do assunto, pesquisamos os tipos de aliança para cada relacionamento e as diferença entre as alianças de namoro, noivado e casamento.

Alianças de Namoro

A aliança de namoro é usada no quarto dedo da mão direita. Geralmente feita de prata ou outro material prateado com um custo bem menor. Como tradição, o casal que escolhe usar alianças de namoro, possuem intenções de compromisso sério para que, futuramente, o relacionamento caminhe para o noivado. Algumas pessoas ficam na dúvida se existe diferença entre aliança de compromisso e namoro, porém ambos os nomes se referem ao mesmo tipo de aliança.

Alianças de Noivado

Se você não sabe, aliança de noivado é diferente de anéis de noivado. Mas antes de explicar a diferença dos dois, vale lembrar que o noivado é um momento de transição entre o namoro e o casamento, um momento especial em que os noivos vão se preparar para o grande dia e também se preparar para passar o resto da vida juntos segundo as tradições.

O anel de noivado é a joia do pedido de casamento com toda aquela simbologia de amor, união, laço, elo, compromisso e significado. Com uma infinidade de modelos, o anel mais famoso é aquele conhecido como anel solitário, aquele com a pedra preciosa no centro, sabe? Confeccionado com metais especiais como o ouro e platina por exemplo e a pedra geralmente escolhida é o diamante.

Já as alianças podem conter pedras preciosas ou não, a diferença é que elas ficam curvadas no aro, são geralmente confeccionadas em ouro amarelo 18k e costumam ser as mesmas usadas no casamento.

Outra diferença entre anel e aliança de noivado é que o anel é usado no dedo anelar esquerdo podendo ser passado para o anelar direito no dia do casamento ou usar junto com a aliança do casamento. E a aliança de noivado é usada no dedo anelar da mão direita e no dia do casamento, passa para o anelar da mão esquerda.

Alianças de Casamento

As alianças de casamento podem ser as mesma do noivado, inclusive, essa é a tradição em nosso país. Mas existem pessoas que preferem trocar.

Elas possuem um papel importante na cena do casamento, um momento muito esperado no grande dia do casal. A troca de alianças é uma simbologia usada no mundo todo, porém com algumas diferenças em cada lugar e concretizam a intenção dos “pombinhos” em passar a vida toda juntos.

O modelo mais escolhido é o modelo tradicional em ouro e design simples. Há quem escolha modelos com pedras, desenhos e diferentes tipos de ouro, enfim, esses detalhes ficam por conta dos apaixonados, mas continua com a mesma simbologia e significado.

A novidade é que os casais podem escolher o par de alianças pela internet e separamos as melhores lojas com diversas opções. Além da facilidade, pode conseguir um bom desconto utilizando cupons. Conheça a Virtual Joias, Lumaê Pratas, Casas das Alianças, Joias Gold entre outras. Escolha entre uma infinidade de modelos, preços, personalizadas, tem alianças para todos os gostos e ainda com cupom de desconto.

Vai casar e não sabe como encontrar passagens baratas para a sua Lua de mel? Veja nesse post.

Conheça e fique por dentro das novidades em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Participe de nosso Grupo no Facebook e fique por dentro dos produtos e categorias com grande promoção.

Lucelia Brandão

Analista de Marketing no Loucos por Desconto