Como fazer ovo de Páscoa
06 de Março de 2018 | Alimentos

Como fazer ovo de Páscoa

Uma boa maneira de economizar ou ganhar uma renda extra na época da Páscoa é com a fabricação caseira de Ovos de chocolate. Quer saber como fazer ovo de Páscoa de uma maneira simples? Leia até o final!

Seja para presentear um familiar ou vender e ganhar uma boa renda, ovo de Páscoa é uma ótima opção e pode ser um negócio bem lucrativo.

Atualmente existe uma infinidade de modelos de ovos de Páscoa. Os ovos tradicionais, ovos de colher ou personalizados são alguns deles.

Detalhes importantes

Antes de começar a fabricar, é importante saber detalhes básicos e os segredos para que não saia nada errado.

  • Chocolate derretido não combina com água. Se um pingo de água cai em seu chocolate, “tudo desanda”! Escolha um local longe de torneiras, um local bem seco, arejado e com materiais totalmente limpos e secos;
  • Evite mexer o chocolate com materiais de metal para não acontecer a oxidação, é recomendável  usar vidros, plástico ou silicone.
  • Deixe os ovos em torno de 10 minutos na geladeira, tente não deixar muito tempo para que não derreta facilmente ao tirar;
  • Espere entre 8 a 10 horas para embalar os ovos prontos, desse modo, ajuda a manter as características de um perfeito chocolate. Utilize papel manteiga para descansá-lo;
  • O chocolate derretido precisa de uma temperatura ideal para o preparo de ovos de páscoa, se você não possuir termômetro, use os lábios. O chocolate precisa estar frio ao colocar nos lábios.

Outra dica importante para fazer ovo de Páscoa é entender sobre os tipos de chocolate.

Chocolate nobre (puro), o fracionado e o hidrogenado:

  • Nobre – Em questão de qualidade, não se discute. O nobre é o chocolate puro, com mais sabor e mais qualidade. Ele precisa ser temperado para o sucesso dos ovos de Páscoa. É mais trabalhoso, porém, mais gostoso. Se deseja saber como temperar o chocolate puro, acesse esse post.
  • Fracionado – Na verdade, não é chocolate, é considerado uma cobertura de chocolate. Possui óleo vegetal que deixa o produto inferior ao chocolate puro. O chocolate fracionado não faz o processo de temperagem.
  • Hidrogenado: Produto de menor qualidade e mais barato, a manteiga de cacau é substituída por gordura vegetal  que o deixa com um sabor “parafinado”. Produto pronto para ser trabalhado.

Existe várias maneiras para derreter o chocolate e as formas mais conhecidas são, banho maria e microondas.

Se você pretende abrir um negócio com delícias feitas com chocolate, é interessante investir em uma derretedeira.

A Derretedeira é um utensílio importante para quem trabalha com grande quantidade de chocolate e que precisa manter o chocolate por mais tempo na temperatura ideal.

Como fazer ovo de Páscoa?

Você vai precisar de:

  • Chocolate;
  • Forminhas de Ovos de Páscoa de plástico ou silicone;
  • Utensílios de vidro para derreter o chocolate;
  • Panela (se derreter em banho maria);
  • Colheres e espátula de plástico ou silicone;
  • Papel manteiga.

Pique o chocolate em tamanho bem pequeno para facilitar o derretimento, se for usar o chocolate Nobre (puro), aprenda a temperar corretamente para que seus produtos não “desande”.

Como_fazer_ovo_de_páscoa

Derreter o chocolate

Derreta o Chocolate em banho maria ou no microondas.  As duas maneiras derretem muito bem o chocolate, porem, existem alguns cuidados a serem tomados.

O vapor ou a água do banho maria podem danificar seu chocolate e o microondas pode queimá-lo. Saiba como derreter seu chocolate corretamente nesse post para que esses acidentes não aconteçam.

Como Fazer Ovo de Páscoa

Para o chocolate ao leite, a temperatura ideal para começar a fabricar os ovos, são de 28º C para o chocolate branco, o Chocolate ao leite de 29 a 30º C e o Meio amargo 31º C. Use um termômetro de culinário de preferência.

O próximo passo para fazer ovo de páscoa é começar a colocar o chocolate dentro das forminhas, com ajuda de uma colher, vai espalhando e virando a forminha para que tudo seja coberto.

Deixe escorrer o excesso e com ajuda de uma espátula, limpe as bordas.

Em um recipiente plano ou assadeira forrada com papel manteiga, coloque na geladeira por até 2 ou 3 minutinhos e repita o processo até que o ovo chegue na espessura desejada.

Tire o excesso, desinforme e faça o acabamento usando luvas de pano, isso evita que suas digitais, por exemplo, marque o chocolate.

Deixe o ovo descansar por algumas horas fora da geladeira e pronto, agora é só rechear com bombons, embrulhar com papel alumínio e escolher uma embalagem bem bonita para terminar!

Gostou? Conheça e fique por dentro das novidades em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Participe de nosso Grupo no Facebook e fique por dentro dos produtos e categorias com grande promoção.

Lucelia Brandão

Analista de Marketing no Loucos por Desconto