Dicas para aproveitar as super ofertas da black friday
12 de novembro de 2019 | Black Friday

Dicas para aproveitar as super ofertas da black friday

Você provavelmente já ouviu falar em Black Friday, mas será que conhece bem essa data? A Black Friday é uma campanha que promove descontos em todas as categorias de produtos disponíveis no mercado, tanto no comércio físico quanto online.

Assim como nos Estados Unidos, a Black Friday no Brasil acontece na última sexta-feira de novembro. Em 2019, a data cai no dia 29 de novembro.

Para aproveitá-la você deve se planejar para fazer aquisições inteligentes e com preços realmente vantajosos. É também uma boa época para comprar tudo o que deseja para o Natal com muitos descontos.

Que tal aproveitar ela com sabedoria? Confira as nossas dicas para aproveitar as melhores ofertas Black Friday!

Como aproveitar as ofertas da Black Friday?

Você separou o dinheiro e o limite do cartão para aproveitar as promoções Black Friday 2019, mas está com medo de se arrepender depois? Confira nossas dicas!

Compre apenas o necessário

A Black Friday é a melhor hora para comprar aquele produto caro que você está desejando há muito tempo, mas que o alto valor não permite adquiri-lo. Entre o público, a preferência é pela compra de smartphones, eletrodomésticos e televisores.

Portanto, compre apenas aquilo que você está desejando há muito tempo, já que é muito fácil acabar caindo na tentação de adquirir aquele produto baratinho, mas que você não está precisando. Faça compras conscientes: você realmente precisa do item ou só está comprando pelo preço baixo?

Outro detalhe importante é ter um valor separado para cada item ou para o total de compras. Exemplo: você deseja comprar um notebook, mas só pode gastar até R$2,5 mil. Assim, fica mais fácil comprar o que deseja sem comprometer seu orçamento no final do mês.

Faça uma lista

Muita gente aproveita as promoções para fazer as compras do Natal. Se você é desse tipo de cliente, é preciso ter organização em dobro: afinal, é muito fácil se perder no bombardeiro de ofertas.

Uma forma de comprar além do necessário é fazer uma lista com tudo o que precisa. Escreva o nome de cada um dos presenteados e um ou dois itens que você deseja comprar para cada um. Separe também uma parte do orçamento para cada nome.

Pesquise bastante

Você só vai aproveitar a Black Friday se fizer um planejamento. Além de definir o que deseja comprar, separe também marca e modelo. Vamos voltar ao exemplo do notebook: fica muito difícil saber se você realmente está fazendo uma boa compra se não souber o modelo e suas especificações. Pesquise antes para saber se a marca é confiável e o produto é realmente bom.

Anote os produtos que deseja comprar, com marcas e modelos definidos. Assim, é mais fácil saber a média de preços praticada pelos lojistas e observar se os descontos aplicados na Black Friday valem a pena.

Acompanhe os preços

Muitas lojas aumentam os preços nas semanas anteriores e, na Black Friday, voltam ao preço normal, abusando da boa-fé do consumidor. Portanto, comece a conferir os valores dos produtos que você deseja antes da data. Dessa forma, você descobre se o produto está realmente com desconto ou se é maquiagem de preço.

Compre em lojas seguras

Quem está acostumado a fazer compras online sabe da importância de escolher lojas seguras e com credibilidade no mercado. Para aproveitar a Black Friday sem dores de cabeça, o Procon-SP disponibiliza uma lista em seu site com lojas virtuais que você deve evitar. São e-commerces notificados por diversos problemas e que não ofereceram retorno aos relatos.

Você pode também observar a reputação da loja no Reclame Aqui e conferir:

  • a nota nos últimos meses ou ano;
  • os tipos de críticas que ela recebe;
  • o número de reclamações que obtiveram ou não respostas;
  • o índice de soluções;
  • a porcentagem de clientes que voltariam a fazer negócio.

Sites seguros também contam com selos de segurança no rodapé da página, além da palavra “seguro” no canto esquerdo ao lado da URL da página. Verifique também se a loja tem a certificação Ebit e qual a classificação dada pelo site.

Veja as condições de compra

Além de conferir o produto e o menor preço, veja quais formas de pagamento a loja permite, se você pode usar até dois cartões de crédito para uma compra, se há juros no parcelamento e qual a política de trocas e devoluções.

Verifique também o valor do frete. Enquanto algumas lojas o deixam gratuito, outras mantêm o valor — que pode deixar o preço final do produto bem mais caro. Veja também qual o prazo de entrega.

Dessa forma, você evita transtornos caso o produto entregue não esteja de acordo com o desejado ou descrito no anúncio.

Veja as redes sociais

Muitas lojas costumam anunciar promoções-relâmpago nas redes sociais. É bom ficar de olho: se a oferta for muito boa, pode acabar rapidamente.

Outro ponto positivo dessas páginas é observar os comentários dos outros consumidores. Você pode ter uma ideia sobre a qualidade dos produtos, se o prazo de entrega é cumprido, se a loja é ética e se faz um bom atendimento pós-venda.

compras online

Não deu tempo? Aproveite a Cyber Monday!

Quem não tiver a oportunidade de aproveitar alguma promoção Black Friday pode contar com a Cyber Monday, que acontece na segunda-feira seguinte. Diferentemente do evento da sexta-feira, que é voltado para comércios físicos e virtuais, a Cyber Monday é específica para lojas online.

Bônus: dica para aproveitar ainda mais a Black Friday

O Loucos por Desconto é um site que oferece cupons de desconto para você usar nas grandes lojas do país. Além das ofertas já disponíveis nos sites oficiais, por meio do Loucos por Desconto, é possível conseguir ainda mais vantagens na Black Friday 2019.

Além dos cupons, você pode aproveitar as ofertas pelos links cuponados, criados exclusivamente para divulgar ofertas com descontos específicos, que podem chegar a até 90%. Essas promoções não são encontradas na loja se você acessar o site diretamente.  É preciso acessar pelo Loucos por Desconto.

Para não perder nenhuma oferta, que tal instalar o plugin do Loucos por Desconto no seu navegador?  Ele está disponível para Google Chrome e Firefox.

Quais as melhores lojas para aproveitar a Black Friday?

Para finalizar as dicas, confira as melhores lojas para aproveitar Black Friday!

Como você viu, a Black Friday vale muito a pena. No entanto, é preciso ter planejamento e estar atento aos preços praticados pelas lojas. Só assim você garante compras seguras e com muitos descontos.

Pronto para aproveitar os descontos da Black Friday? Para não perder nenhuma promoção da campanha, fique de olho no Loucos por Desconto!

Lilia Pereira

Apaixonada por viagens, vinhos e pelo mundo dos descontos.