Tênis para trilhas: 6 modelos para ter conforto e segurança
24 de julho de 2019 | Esporte e Lazer

Tênis para trilhas: 6 modelos para ter conforto e segurança

Quem gosta de curtir a natureza e observar suas maravilhas sabe da importância de ter um bom par de tênis para trilhas. As caminhadas costumam ser longas e cansativas, o que demanda resistência, conforto, flexibilidade e tecnologia do calçado. Mas como escolher o par ideal?

Se você quer começar a caminhar e desvendar as maravilhas locais, está na hora de escolher o calçado perfeito para isso. Neste post, você vai conhecer 6 tênis para trilhas que são confortáveis, resistentes e perfeitos para suas novas aventuras. Vamos lá?

Como escolher um par de tênis para trilhas?

Praias, florestas, morros, parques, cachoeiras: sua trilha pode passar por diversos locais ao encontro de destinos inusitados. E isso é ótimo: além de estreitar seu contato com a natureza e expandir horizontes, caminhadas fazem muito bem para a saúde. Caminhar por pelo menos 20 minutos diários proporciona uma vida mais longa e de qualidade.

No entanto, os tênis de passeio não servem para quem deseja caminhar por locais íngremes, como florestas, parques ou outros que tenham elevações e pedras. Isso porque o solado para caminhar no asfalto é diferente daquele feito para terrenos irregulares.

Para que você consiga completar seu caminho, os tênis para trilhas precisam ser:

  • confortáveis, já que as caminhadas costumam ser longas;
  • com tecnologia avançada, para absorver impactos e o suor;
  • resistentes, pois você pode encontrar obstáculos e irregularidades pelo solo.

tênis para trilhas em uma loja de sapatos

6 opções de tênis para trilhas com ótimo custo-benefício

Veja alguns modelos de tênis que vão deixar sua caminhada muito mais confortável e proveitosa! Ah, e não se preocupe: você encontra todos eles em versões femininas e masculinas. Confira!

1. Nike Dart 12 MSL

Tênis para trilhas

Imagem: Nesthoes

Esse modelo da Nike é um dos melhores tênis em custo-benefício da marca. O Dart 12 MSL tem cabedal com malha respirável e aplicações sintéticas que aumentam a durabilidade do calçado. É ideal para corridas curtas e caminhadas, ou seja, você pode utilizá-lo também na cidade, pois seu design é mais neutro.

O cabedal em mesh oferece conforto para caminhadas mais longas. O tecido em material sintético é fino e com telas laterais para a entrada de ar.

Por ser um pouco alto, o Dart 12 MSL traz uma camada extra de amortecimento entre a sola e o corpo do tênis. Mas ainda é considerado um pouco “duro” para corridas mais longas, acima de 10Km.

2. Adidas Terrex Swift R GTX

Imagem: Adidas

Embora não muito conhecido, o Adidas Terrex Swift R GTX é um dos melhores modelos da marca, principalmente entre os voltados para trilhas. O calçado tem excelente acabamento e durabilidade acima da média.

O cabedal (com sobreposição de tecidos e proteção emborrachada) a entressola e o solado proporcionam um tênis para trilhas intensas em ambientes de todos os tipos, principalmente caminhos com lama. Se você vai correr em terrenos lamacentos, por exemplo, esse é o modelo ideal.

A membrana interna de absorção de umidade faz toda a diferença durante um dia intenso de atividades.

O único problema do modelo é ser um pouco mais pesado ― enquanto grande parte dos tênis para trilhas pesam entre 350 e 380g, o modelo da Adidas pesa 431g na versão masculina e 309g na feminina.

3. Bull Terrier Attack 1238

tênis para trilhasImagem: Centauro

Embora considerado tênis para trilhas, o Bull Terrier Attack é, na verdade, uma bota. Desenvolvido em couro, o calçado é extremamente resistente e voltado para trilhas intensas e escaladas. Ele também conta com passante na parte traseira para facilitar o calce.
O solado tratorado de borracha conta com a tecnologia Power Grip, que confere maior agarre e aderência em diferentes tipos de terreno. Essa característica facilita muito a caminhada em subidas mais íngremes e escorregadias. Além disso, torna o calçado versátil: você pode usá-lo tanto em trilhas leves quanto pesadas. Para quem deseja fazer um mochilão, esse é o tênis para trilhas ideal.

Para melhorar, a Bull Terrier Attack tem detalhes refletivos para aumentar a visibilidade em locais de pouca luz.

4. Timberland Black Forest Waterproof

botas impermeáveis para trilhasImagem: Centauro

Você vai passar por cachoeiras e lagoas, mas acha que seus tênis para trilhas não vão aguentar? Acaba de encontrar o par perfeito! O Black Forest Waterproof é feito em couro, o que confere a ele muita durabilidade e firmeza no andar. Aliás, o composto de couro tratado/hidrofugado com costuras seladas no cabedal garante a impermeabilidade completa da bota sem impedir que sua pele respire.

Na entressola, o sistema A.C.C. (Advanced Combination Construction) diminui a intensidade dos impactos e garante flexibilidade e estabilidade, fatores essenciais em um tênis para trilhas. Já o solado conta com as tecnologias BSFB, que garante breque, suporte, flexibilidade e propulsão, e o Zwarp, proteção de borracha que envolve as laterais do cabedal e garante estabilidade em todas as direções.

5. New Balance Minimus Trail V3

tênis para trilhasImagem: runnerclick

Discreto, o modelo de tênis para trilhas da New Balance ganha pela leveza: são 204g na versão masculina e apenas 164g na feminina. Por ser minimalista, ele pode ser usado tranquilamente nas ruas ― é ideal para meia-maratona, por exemplo. O Minimus Trail V3 também conta com cabedal simplista, drop baixo e altíssima flexibilidade.

O único porém do modelo é que pode causar bolhas se usado com meias muito finas. Tirando esse detalhe, o tênis é extremamente confortável: ele tem ajuste adequado e uma boa acomodação. Além disso, o solado composto por borracha com microcápsulas injetadas proporciona sensação agradável ao pisar. Escolha um par de meias mais grosso para trilhar por horas sem cansaço.

6. Salomon Speedcross 3

tênis para trilhas

Imagem: Netshoes

Você quer versatilidade? O modelo de tênis para trilhas da Salomon proporciona estabilidade em qualquer tipo de terreno! Feito para corridas off road, o Speedcross 3 é mais caro que os concorrentes, mas não perde em nada quando o assunto é tecnologia e conforto.

Ele conta com a ContaGrip, que protege os pés de obstáculos pelo caminho, garantindo excelente desempenho durante corridas. Além disso, o modelo é leve (pesa em torno de 300g), muito flexível e com ótimo grip.

Gostou dos modelos de tênis para trilhas que selecionamos para você? Agora que você já sabe o que analisar na hora da compra, já está pensando em juntar um bom dinheiro para comprá-los, não é verdade? Mas não se preocupe: o Loucos por Desconto traz cupons de desconto nas melhores lojas multimarcas do País! Entre no site e compre seu tênis com uma promoção exclusiva!

Lilia Pereira

Apaixonada por viagens, vinhos e pelo mundo dos descontos.